Imagem: Notcot |
Acho que desde os meus 15 anos de idade (até antes), eu tenho esse sonho de sair de casa. É bom ter uma pessoa que cozinha para você, lava suas roupas e arruma sua cama? É, é ótimo! Mas pequenos detalhes sempre foram aumentando em mim o sonho de ter meu próprio cantinho... Seja uma geladeira arrumada de um jeito que eu não acho legal, barulho quando eu precisava de silêncio para estudar ou o hábito da minha mãe de arrumar minhas coisas e depois eu nunca mais achar nada. hehe Ou então até mesmo a vontade de levar um grupo de amigos para minha casa para ver um filme e não poder fazer isso, às vezes pelo espaço restrito, às vezes pelas circunstâncias. Anyway, eu sei que tem muita gente que não tá nem aí para isso e só vê vantagens em morar com os pais, mas, eu, sempre fiquei me apegando a pequenas coisas que me deixariam feliz em ter um lugarzinho para chamar de meu. <3
Dito isso, algumas oportunidades de morar só ou de dividir um ap com amigos apareceram ao longo do tempo, mas nunca se concretizaram. (Curiosidade: Eu e a Luana Lopes não viramos roommates por pouco :P)
Aí o tempo foi passando, eu noivei e pouco a pouco começou a parecer mais lógico eu iniciar a procura da nossa futura casa com meu noivo... Ao invés de investir meu dinheiro (que não seria pouco) morando de aluguel sozinha ou com alguém.
Eu cheguei a essa conclusão mais ou menos em agosto de 2012, quando eu e meu noivo decidimos de vez começar a procurar o nosso "ninho do amor" - brega feelings. hahaha
A partir daí, foram meses de pesquisa pesada, milhares de sites de imobiliárias, análises de preços, consultas com inúmeros corretores, diversas visitas a casas e apartamentos, infinitas ligações, muito stress e euforia. Digo euforia, porque apesar de à primeira vista parecer algo chato de se fazer, é na verdade muito legal e surpreendente... Todo local que você vê é a sua potencial futura casa, então isso torna tudo muito intenso. =]
Imagem: Blog 7 Minutos de Vinho |
Como esse post tá ficando muito grande, vou deixar o resto da história para o próximo e terminar esse com uma pequena lista de coisas que deve se ter em mente na hora de começar a procurar a sua futura casa:
1. Comece com antecedência e sem pressa. Se você começar a procurar com uma ideia tipo "quero um ap em 2 meses", é muito provável que você faça uma má escolha e se arrependa depois. As opções são infinitas, então, vá com calma e sem muita sede ao pote.
2. Pesquise, pesquise e pesquise. Você pode ter a sorte de encontrar a sua casinha dos sonhos no primeiro site que você visitar, mas quem garante que o preço dela tá justo? Ou que não teria uma melhor ainda pelo mesmo preço? Ou que poderia ter uma igual em um bairro melhor da cidade? O ideal é salvar todas as opções que você mais gostou em uma pasta só e depois compará-las.
3. Para quem pretende alugar: é bem mais seguro você procurar um local para alugar que tenha uma imobiliária intermediando. Pode até ficar um pouquinho mais caro do que se você negociasse direto com o dono, mas é mais seguro em termos de contrato, de cláusulas contratuais e todas as obrigações e direitos que você vai ter ao usar um imóvel que não é seu. Isso parece besteira agora, mas acredite, quando aquele cano furar ou você precisar quebrar uma parede, o contrato vai ser seu maior guia.
4. Para quem pretende comprar: vale a pena contar com a ajuda de bons corretores que entendam o seu perfil, seu orçamento e lhe mostre as melhores opções que caibam no seu bolso. Porém, você balança um coqueiro e caem 20 corretores. Como saber então quais contatar? A dica é conversar com pessoas que já passaram por isso, juntar uns cartões de visita e entrar em contato com aqueles dos quais lhe deram boas referências.
Dica máxima:
Aproveite esse momento, divirta-se com as visitas aos imóveis e não se desespere. Quando você menos esperar, vai aparecer aquela casa que irá fazer seus olhos brilharem. :)
Deysilanne! @deysilanne
2 comentários :
Ai, eu tô esperando o meu ap sair, na fase de planejar a decoração. É bom demais!!!
É muito bom mesmo, Kesia! :) Não vejo a hora de ir para o meu.
Postar um comentário