Para os mais dedicados, existem opções bem mais elaboradas de jogos de tabuleiro que fazem War parecer brincadeira de criança. Uma delas, é o Game of Thrones Board Game.
Lançado em 2003, o jogo é baseado nos livros das Crônicas de Gelo e Fogo, que mais recentemente deram origem ao seriado da HBO.
Os jogadores assumem o comando de uma das 6 grandes casas de Westeros: Starks, Baratheons, Lannisters, Greyjoys, Martells e Tyrells. Vale notar que a casa Arryn entrou bem recentemente no jogo através de uma expansão e pode ser comprada a parte. Para vencer, o jogador precisa conquistar 7 castelos em até 10 turnos, o que em um jogo de 6 pessoas deve render por volta de 4-5 horas de muita tensão.
marcadores que simbolizam as grandes cidades do jogo |
O jogo possui varios elementos que conduzem os turnos e cada ação dos jogadores é simbolizada pelo uso de "marcadores de ordem" que podem atribuir ordens variadas para as unidades em campo, sendo ordens de ataque como ordens de defesa, suporte e outras. Os combates são resolvidos de acordo com as unidades nas áreas de combate, com as ordens de suporte adjacentes e com as cartas das casas, que simbolizam os lordes e nobres. O segredo para um combate vitorioso é sempre estar atento às ordens atribuídas na fase de planejamento do turno, pois uma ordem fora de lugar pode levar a um turno catastrófico para qualquer jogador. Isso mesmo, o celular tocou e você confundiu uma ordem? Vai dançar. Isso só mostra como o jogo requer atenção total dos jogadores.
todos os marcadores que usamos durante o jogo |
Os combates são só parte das emoções do jogo. O número de unidades em campo é limitado pelos suprimentos controlados pelo jogador, o que faz com que deva existir um planejamento adequado antes de recrutar unidades, mas não é tão simples como parece, pois os suprimentos não mudam em tempo real e sim apenas em alguns turnos e caso um território chave na cadeia de suprimentos seja perdido na hora errada, pode levar a uma perca dolorosa de unidades valiosas no campo de batalha. Estratégia meus amigos, estratégia. Os recrutamentos possuem mecânica semelhante à dos suprimentos, só há recrutamento quando a carta de recrutamento entra em jogo e as unidades só podem ser recrutadas em castelos, fortalezas ou no mar. Existem 4 tipos de unidade e cada uma tem seu poder de combate: barcos e infantaria com um ponto cada, cavaleiros com 2 pontos e torres de cerco com 4 pontos (válidos apenas para combates contra territórios com castelo ou fortaleza, faz sentido né?).
detalhes para as unidades militares do jogo |
Mas não acaba por aí, na parte de cima do mapa, além da muralha, reside o perigo constante dos selvagens. A cada turno, de acordo com as cartas jogadas, a ameaça do ataque selvagem avança e uma vez que alcance o fim do trilho ou que uma carta de ataque selvagem entre em jogo, a horda selvagem invade Westeros e todos os lordes precisam se reunir e combater a ameaça. Para combate-los, os jogadores devem utilizar seus marcadores de poder, adquiridos turno após turno, para ao menos igualar o número da ameaça selvagem.
Winterfell no topo do mapa |
Ned, Robb e Roose Bolton |
as cartas que dão rumo ao jogo |
Ainda há muito o que se falar. Em uma partida para iniciantes, é comum que eu explique o jogo em mais de 20 minutos. São muitas regras e peculiaridades para serem mostradas para que os jogadores possam jogar uma primeira partida de qualidade. Normalmente o primeiro encontro com o jogo é traumático, erros na hora de atribuir ordens, estratégias mal planejadas e etc, mas a medida que o jogador ganha experiência as partidas viram verdadeiras guerras de intrigas.
Por enquanto é só. Para quem quiser mais, a produtora do jogo disponibiliza esse excelente tutorial no youtube para iniciantes. Os 23 minutos do video mostram como o jogo é complexo hehe.
Leonardo
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