Resenhando Sandman

Dentre os maiores sucessos dos mundos dos quadrinhos alguns nomes são sucessos inegáveis e um deles, com toda certeza, é Sandman. Criada por Neil Gaiman 1988, a Sandman conta a vida de Sonho, o governante do Sonhar.

Sonho (também conhecido como Morfeu, Oneiros, Sandman e outros) faz parte de uma família de seres chamados Perpétuos. Os Perpétuos por sua vez, são antropomorfizações de aspectos de todos os seres vivos e que em conjunto mantém o equilíbrio da humanidade. São eles Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio (note que todos, em inglês, começam com D). Vale dizer que os 7 não são Deuses, estando bem acima destes em questão de poderes e responsabilidades. Os Deuses inclusive, são criações do reino de Sonho, são idealizados como sonhos dos humanos e só depois de fato são criados e assumem seus papéis como divindades.


Sandman tem um traço bem característico e que muda bastante ao longo dos 75 capítulos da história (aproximadamente 8 anos), em sua maior parte em tons sombrios, começando pelo próprio Morfeu que foi claramente baseado no vocalista da banda The Cure. 


A história é contada em vários arcos e protagonizada por Morfeu em grande parte delas, porém vários outros personagens assumem esse papel no decorrer dos capítulos. Não quero falar muito sobre as histórias em si, mas garanto que elas evoluem de maneira cativante e levam a um desfecho no mínimo emocionante. As histórias muitas vezes levam a acontecimentos curiosos, um destes é quando Sonho ganha as chaves do Inferno das mãos do próprio Lucifer, o que leva a uma disputa de várias outras entidades para assumir o  lugar de governante, uma vez que Sonho não tem o mínimo interesse em manter o Inferno.


A história está atualmente sendo publicada pela Panini e se encontra no terceiro volume (de cinco). Recentemente o primeiro volume foi reimpresso e eu rapidamente aproveitei para conseguir o meu, pois não encontrava-se mais o mesmo por menos de 300 reais em lojas especializadas, sendo que o preço de "capa" é 150 reais. Infelizmente ainda não tive como adquirir os volumes 2 e 3, tanto pelo preço elevado como pela baixa disponibilidade dos mesmos, o volume 2 também já está esgotado. O volume 3 ainda está disponível nas livrarias maiores, na Livraria Cultura você pode encontra-lo por 145 reais atualmente.

É uma leitura mais do que recomendada. Se você quer começar a ler quadrinhos, Sandman com certeza é um ótimo começo.

Leonardo

0 comentários :

Postar um comentário


up